sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Livro Vivo

Na semana de 9 a 13 de setembro, participei da Conferência em Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem, evento realizado pela Coordenação Regional de Ensino do Guará, mais especificamente pelas Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem.



Durante o evento, tive a oportunidade de participar da Oficina de Deficiência Visual, que teve como atividade prática a construção do Livro Vivo. Esse livro nada mais é do que um livro tátil, que pode ser utilizado por alunos que possuem algum tipo de deficiência visual e tem como objetivo a aprendizagem do Alfabeto Braille, das formas geométricas, de conceitos tais como macio e áspero, entre outros.

No dia seguinte, levei esse Livro Vivo para a minha turma de Integração Inversa e, apesar de nenhum dos meus alunos terem o diagnóstico de deficiência visual, eles simplesmente adoraram o Livo Vivo! Fez tanto sucesso que pretendo realizar atividades dirigidas para que cada criança construa seu próprio livro. 

Aqui estão algumas das atividades que fiz durante a oficina:


Palha de aço e algodão: áspero e macio


Pena e lixa: formas e texturas


Formas geométricas recortadas na lixa


Barbante em formatos diversos


EVA com diferentes texturas e formatos


As crianças gostaram muito de saber que os cegos leem por meio do Alfabeto Braille




Objetos comuns tais como clipes de papel, botão, tecidos e emborrachados para sentir diferentes formatos e texturas.


Mais informações sobre o evento: http://conferenciaemeducacaoespeciadf.webnode.pt/

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mural Peixe Vivo




Esse belo mural com o tema Peixe Vivo foi feito pela querida professora Walbélia Medeiros, professora que divide a sala de aula comigo no horário inverso.


Cada criança construiu um "aquário", com técnicas que misturam o desenho, a pintura, o recorte e a colagem. Para finalizar, plástico bolha para o efeito da água. Materiais simples e o resultado é lindo e delicado.



A inspiração? Essa linda canção:

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria?
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria?
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
Os pastores dessa aldeia
fazem prece noite e dia

A melhor interpretação dessa canção? Palavra Cantada:


E uma sugestão de atividade para a sala de aula feita por mim:




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Educação Pública Eu Apoio


Por décadas, a educação brasileira tem sido tratada como a última prioridade: tanto do governo quanto da sociedade. Apesar dos avanços nas matrículas de estudantes no ensino básico, na inserção de estudantes nas escolas de ensino básico e também no acesso ao ensino superior, a educação no nosso país tem um longo e difícil caminho para se tornar referência e atingir o padrão de qualidade necessário.

É preciso tomar uma atitude prática e imediata para que os brasileiros possam contar com um direito que é de todos: o ensino público de qualidade. Afinal, todos concordam que educação é importante e fundamental para a formação do ser humano e necessária para a construção de um país forte, solidário e desenvolvido.

Com esse foco está sendo lançada a campanha “Educação Pública, Eu Apoio!” para mobilizar a sociedade brasileira a participar da construção de uma educação pública de qualidade e que atenda a todos. Vamos juntos reivindicar melhor infraestrutura, universalização das matrículas, formação e valorização dos profissionais, mais participação de toda a comunidade escolar, respeito à diversidade e inclusão.


Para garantir o sucesso da campanha EDUCAÇÃO PÚBLICA, EU APOIO, a mobilização de toda a sociedade é indispensável. Assine a petição, divulgue nas redes sociais, espalhe para seus amigos, cobre os parlamentares, abrace a campanha!
A educação não pode esperar. A responsabilidade é de todos nós! O futuro da educação brasileira é agora!
Esse movimento é pelo Brasil!

sábado, 21 de setembro de 2013

Chamada de EVA

Essa chamada foi quase toda feita por mim, utilizando somente EVA, cola quente e um durex largo para unir as placas de EVA por trás. Apenas os bonequinhos foram comprados prontos. Depois de algumas horas de trabalho medindo, recortando e colando, a chamada ficou pronta para a sala de aula e tem ótima durabilidade. Já estamos em setembro e ela inda está inteira!


As crianças gostam muito da atividade da chamada, na qual as fichas com os nomes de todos os alunos são colocadas no centro da rodinha para que, um a um, cada aluno possa encontrar seu nome e colocar na chamada de EVA que fica afixada na parede da sala de aula, em uma altura compatível com o tamanho das crianças.



Observem que eu também coloquei meu nome na chamada, pois penso que é importante que os alunos saibam qual é o nome da professora.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

92 anos do nascimento de Paulo Freire

Ontem, dia 19 de setembro, Paulo Freire completaria 92 anos.

Aprendi a admirar Paulo Freire com o passar dos anos. Não foi amor à primeira vista, não foi na faculdade de Pedagogia, foi no trabalho que realizei como Coordenadora Pedagógica do CDI-DF. 

Depois de conhecer, ler, entender e "aplicar" Paulo Freire a vida da gente muda. Obrigada Paulo, por me fazer uma professora melhor :)


Para quem quiser conhecer mais, visite o site do Instituto Paulo Freire: http://www.paulofreire.org/

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Janela do Tempo

Como está o tempo hoje?

Está nublado?

Está ensolarado?

Está chovendo?

Essa Janela do Tempo é fácil de fazer e fica bem divertido trocar as imagens com um velcro colado atrás do EVA com cola quente.




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domingo, 15 de setembro de 2013

Numerais e quantidades

Um dos recursos de aprendizagem que podemos utilizar em sala de aula é o aproveitamento das paredes da sala para expor imagens, letras, numerais, cores e formas. Neste mural interno da sala de aula coloquei os numerais de 0 a 9, além das quantidades representadas por tampinhas de garrafas. Futuramente vou acrescentar mais numerais e quantidades.

Sempre incentivo os alunos a lerem os numerais, passarem as mãos e os dedos pelo EVA para perceberem o formato do numeral e contar as tampinhas. Elas se divertem bastante!

É importante lembrar que os murais internos devem estar na altura dos olhos das crianças, sempre que possível.



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sábado, 14 de setembro de 2013

Mural do 7 de Setembro

Olha aí o nosso mural do 7 de Setembro!

Para fazer este mural foi fácil e divertido: preguei folhas brancas no mural, desenhei as formas básicas da nossa bandeira com a ajuda de um barbante e, depois, as crianças do Jardim 1 foram chamadas para passar tinta nas mãos e "carimbar" o papel. 

A frase "Ordem e Progresso" foi escrita por um dos alunos da turma.

O resultado é esse:



Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Mural para o Dia dos Pais

Olá pessoal,

Esse foi o nosso mural do Dia dos pais da turma de 1º Período. Após uma conversa na rodinha sobre o Dia dos Pais, as crianças foram convidadas pintar seus respectivos pais em uma folha de papel pardo. Além de conversarmos sobre as características de cada pai, conversamos também sobre como essa pintura deveria ser feita: lembrando de desenhar a cabeça, os olhos, braços, mãos, dedos, roupa, sapatos, entre outros.


Clique na imagem para ver em tamanho maior.

A pintura foi feita utilizando um pincel fino e pequenas quantidades de tinta guache. As crianças foram instruídas a limpar o pincel na toalhinha a cada troca de cor. O resultado ficou bem legal!


Clique na imagem para ver em tamanho maior.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tudo o que eu precisava saber, eu aprendi no Jardim de Infância

Robert Fulghum

A maior parte do que eu realmente precisava saber sobre viver e o que fazer e como ser, eu aprendi no Jardim da Infância.

Na verdade, a sabedoria não está lá no alto morro da Faculdade, mas sim bem ali, na caixa de areia da escola.

As coisas que aprendi foram estas: reparta as coisas, jogue limpo, não bata nos outros, ponha as coisas de volta onde as encontrou, limpe a bagunça que você fez, não pegue coisas que não são suas, diga que você sente muito quando machucou alguém, lave as mãos antes de comer, aperte a descarga, biscoitos e leite quentinho fazem bem.

Viva uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco, desenhe e pinte e cante e dance e brinque e trabalhe um pouco... Todos os dias. Tire um cochilo todas as tardes. Quando você sair por ai preste atenção no trânsito e caminhe, de mãos dadas, junto com os outros.

Observe os milagres acontecerem ao seu redor. Lembre-se do feijãozinho no algodão molhado, no copinho plástico. As raízes crescem por baixo e ninguém sabe como e porque, mas todos somos assim. Peixinhos dourados e porquinhos da Índia e ratinhos brancos e mesmo o feijãozinho do copinho plástico – todos morrem. Nós também. E lembre-se do livro do Joãozinho e Maria e a primeira palavra que você aprendeu, sem perceber. A maior palavra de todas: OLHE!

Tudo o que você precisa mesmo saber está ai, em algum lugar. As regras básicas do convívio humano, o amor, os princípios de higiene; ecologia, política e saúde. Pense como o mundo seria melhor se todos, todo mundo na hora do lanche tomasse um copo de leite com biscoitos e depois pegasse o seu cobertorzinho e tirasse uma soneca. Ou se tivéssemos uma regra básica, na nossa nação e em todas as nações, de pôr as coisas de volta nos lugares onde as encontramos e de limpar a nossa própria bagunça.

E será sempre verdade, não importa quantos anos você tenha, se você sair por aí, pelo mundo afora, o melhor mesmo é poder dar as mãos aos outros, e caminhar sempre juntos.



Este texto foi escrito em 1988, há 25 anos, por Robert Fulghum e continua tão atual quanto na época.

Conheça mais sobre Robert Fulghum em http://www.robertfulghum.com/