segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quantos somos?

Realizar a contagem dos alunos presentes e ausentes, a quantidade de meninos e a quantidade de meninas e a soma de todos juntos são ótimas maneiras de desenvolver o raciocínio matemático nas crianças da Educação Infantil.

Além da matemática, o momento do "Quantos somos?" na minha sala de aula também trata da diversidade, visto que confeccionei esses bonequinhos de EVA representando meninos e meninas com diferentes tons de pele:




No começo, algumas crianças não gostavam de pegar os bonequinhos que representam a pele negra ou parda. Esse tema da diversidade foi e está sendo trabalhado em sala de aula, de maneira transversal, durante todo o ano. Atualmente o momento do "Quantos somos?" é bastante tranquilo e os bonequinhos não sofrem mais discriminação pelo tom da sua "pele" e é possível focar somente em questões tais como a soma e a subtração. 

Durante o momento da Rodinha, depois que cada criança já escolheu seu bonequinho e as atividades de contagem, soma e subtração tiverem sido realizadas, é a hora de colocar os respectivos bonequinhos no mural de EVA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário