domingo, 17 de novembro de 2013

Cosnciência Negra

O tema do negro na sociedade brasileira não deve ser trabalhado apenas no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, mas durante todo ano, inclusive na Educação Infantil.A Professora Dra. Maria Aparecida Silva Bento afirma que “existe a crença de que a discriminação e o preconceito não fazem parte do cotidiano da Educação Infantil, de que não há conflitos entre as crianças por conta de seus pertencimentos raciais, de que os professores nessa etapa não fazem escolhas com base no fenótipo das crianças. Em suma, nesse território sempre houve a ideia de felicidade, de cordialidade e, na verdade, não é isso o que ocorre”. 

Compartilho aqui uma sugestão de mural que reflete todo um debate realizado previamente com as crianças. Infelizmente não sei informar qual a fonte desse maravilhoso trabalho, mas vale a inspiração:


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Decorando com os desenhos das crianças

Os desenhos feitos pelas crianças deixam tudo muito mais bonito! 

Pedi para os alunos desenharem com canetinhas em várias folhas de papel colorido e usei essas ilustrações para encapar os objetos da sala de aula:

A caixa de papelão se transformou em um porta livros:




A lata de batata frita agora guarda a massinha:


A caixa de sapatos guarda o alfabeto móvel e a lata de sorvete guarda os brinquedos pequenos:


domingo, 3 de novembro de 2013

Alfabeto móvel

As letras soltas em EVA, ou alfabeto móvel, podem ser utilizadas de diversas maneiras. Na minha turma de 1º Período fiz fichas com algumas imagens e palavras já estudadas pelas crianças para que elas procurem as letras que as compõem.

O alfabeto móvel em EVA tem a vantagem de que a criança pode tocar o sentir a topografia da letra. Uma opção é produzir o alfabeto móvel impresso e colado em papel cartão.